España United States Brazil

Sobre o Clube

Sobre o Clube

O AIC, (Aikido International Club) é um clube cujos associados são organizações e Dojos de Aikido do mundo inteiro que entendem ser este Caminho Marcial criado pelo Kaiso Morihei Ueshiba uma forma de fazer do mundo uma grande família vivendo em paz e Harmonia. Neste sentido visará a aproximação de centros de treinamento do Aikido em nível internacional e nacional visando a consolidação de boas relações, da cooperação, e principalmente de ser um ponto de encontro e de relacionamento de aikidoístas buscando a formação de boas amizades e companheirismo. A força do AIC é por principio, a amizade e a boa vontade entre os seus líderes associados.
A Missão do Clube é identificar, apoiar, orientar, motivar e iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do Aikido em nível internacional , seguindo as normas e objetivos do Aikikai Hombu Dojo do Japão liderado pelo Doshu, considerando as necessidades, potencialidades e características dos diversos centro de treinamento associados , com criatividade , sinergia e continuidade tendo como base a sólida amizade entre os diversos líderes, o que leva à aproximação de aikidoístas de todo o mundo, consolidando boas relações, estimulado cooperação e e dando desta forma contribuição para que haja paz entre as nações.
Os povos que praticam o Aikido , tem origens muito diversas tendo no entanto, em comum a idéia de treinar este Caminho para buscar a harmonia e a paz buscando a amizade e fraternidade, sem perder o espírito do Budo. É natural, portanto, que essa grande família, mesmo dispersa e extensa, tenha afinidades , e que constituam uma instituição como o AIC (Clube Internacional de Aikido) para agregá-la sendo esta dedicada à colaborar na integração e no desenvolvimento de amizade para promoção e à difusão do Aikido levando-se em conta a herança comum e das identidades nos 5 continentes. Constitui uma das maiores preocupações do futuro do Aikido pelos grandes mestres e inclusive pelo próprio Doshu, no sentido de que não se perca a essência deste Caminho estabelecido pelo Fundador Morihei Ueshiba, embora adaptado às diversas culturas mas devendo manter um padrão de nível internacional teórico e técnico compatível . O AIC trabalha para que sejam criadas estas condições e ampliadas a cada dia facilitando o encontro entre os aikidoístas sejam iniciantes e avançados dentro de um espírito e ambiente de amizade para trocarem experiências e informações , sem qualquer tipo de subordinação ou outro interesse que não o amor pelo Aikido possibilitando colaboração e compartilhamento e intercambio entre seus associados , facilitando a interação e a consequente sinergia para benefício comum. Para isto o sentido o AIC promove encontros, seminários, estimulando a produção de livros, filmes , matérias pertinentes , cursos, etc, e agindo como ponto de encontro internacional para se trocar idéias, desenvolver e manter amizades, dentro do espírito do Aiki, fazendo grandes eventos anuais, cada ano em países diversos , algo similar ao formato dos jogos olímpicos. Desta feita, serve também o Clube como um local de expressão do progresso e exibição de sua arte para toda a comunidade associada.

Estrutura:
O AIC , possui uma estrutura administrativa constituída de um Conselho Diretivo composto de um representante , eleito bianualmente entre os associados de cada pais, que nomeia por ocasião de sua posse uma diretoria executiva com mandato de 2 anos. A sede do AIC é móvel mudando de dois em dois anos e se estabelece no endereço onde esteja seu presidente.

Reunião anual:
O AIC se reúne todos os anos, em um pais diverso onde é realizado um seminário de Aikido e uma reunião, com atividades complementares. Nesta ocasião haverá sempre pelo menos uma reunião dos lideres, um seminario internacional, uma festa com confraternização, uma demonstração publica e passeios turisticos programados.

Benefícios Dos Afiliados:
Qualquer dojo ou organização afiliado ao AIC poderá convidar mestres componentes da comissão técnica do AIC para vir em seus dojos e solicitar apoio técnico e exames de graduação e promoção de seus alunos reconhecidos pelo Aikikai Hombu Dojo de Tokyo